UFSCar sedia V Colóquio Literatura e Tempo Presente

Nos dias 29 e 30 de maio, a UFSCar sedia o V Colóquio Literatura e Tempo Presente, evento promovido desde 2015 pelo grupo de pesquisa “Literatura e Tempo Presente”, vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A iniciativa é voltada a estudantes de graduação e pós-graduação – sobretudo os das Ciências Humanas -, além de servidores docentes e técnico-administrativos interessados em literatura e cultura contemporâneas. Também é aberto ao público geral, especialmente professores de Literatura, estudantes de Ensino Médio e gestores culturais.

O evento objetiva promover o intercâmbio de ideias e pesquisas realizadas na UFSCar e em outras instituições de Ensino Superior sobre a temática. Visa, também, tornar públicos os resultados dos estudos e discussões relacionadas à contemporaneidade literária, que têm sido desenvolvidas no âmbito do grupo.

A abertura será no dia 29 de maio, às 10 horas, no Auditório da Educação Especial, na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar, com o tema “A dupla consciência em Cruz e Souza e Oswaldo de Camargo”. No mesmo dia, a partir das 14 horas, haverá quatro mesas-redondas relacionadas a deslocamentos da crítica literária, identidade e imaginários, autoria e circulação de textos e história e memória. Detalhes sobre a programação do dia 29 estão disponíveis aqui. Já no dia 30 de maio, as atividades começam às 9h30, com debates sobre literatura e imagens, narradores (ex)cêntricos e deslocamentos espaciais. O Colóquio termina às 19 horas, com reflexões sobre “Por que ler Raymond Williams no século XXI?”. Informações adicionais sobre as atividades do dia 30 estão neste link.

Toda a programação é gratuita, com inscrições para ouvintes a serem realizadas durante o próprio evento; as mesas acontecem em diversos locais do Campus São Carlos da UFSCar. Mais informações estão disponíveis no site do grupo.

Sobre o grupo de pesquisa
O grupo de pesquisa “Literatura e Tempo Presente” congrega e fomenta reflexões acerca da expressão literária contemporânea, procurando problematizar sua periodização – inclusive no que diz respeito às delimitações do que se entende por “contemporâneo” -, suas categorias, seus espaços de circulação e de inscrição, suas opções formais e seus recortes temáticos.

A intenção é que pesquisas e pesquisadores ligados ao grupo construam uma abordagem da Literatura que a compreenda como parte de uma rede cultural da qual fazem parte outros objetos, práticas e linguagens, artísticas ou não, de modo que se possa enfrentar a complexidade do que se compreende – ou do que se virá a compreender – como Literatura no tempo presente. Dados complementares estão em http://literaturatemp.wixsite.com/grupo/inicio.

Um comentário em “UFSCar sedia V Colóquio Literatura e Tempo Presente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *