120º Concerto da USP Filarmônica acontece no dia 29

Na próxima quarta-feira, dia 29 de maio, às 20h30, a USP Filarmônica apresenta o 120º Concerto da USP Filarmônica, no Teatro Municipal de São Carlos, sob a regência de Rubens Russomanno Ricciardi e participação do solista Caio Pagano (piano, Arizona State University, EUA).

Programa (sem intervalo)
Rubens Russomanno Ricciardi (*1964)
Cenas de Fellini (Prados, 1986)
Johannes Brahms (Hamburgo, 1833 – Viena, 1897)

Concerto para piano e orquestra nº 2 op. 83 (Viena, 1881)
I) Allegro non troppo
II) Allegro appassionato
III) Andante
IV) Allegretto grazioso

Caio Pagano (piano)

Considerado um dos maiores pianistas brasileiras de todos os tempos, iniciou seus estudos em piano com Lina Pires de Campos na escola Magda Tagliaferro entre 1948 e 1958. Em 1954 inicia sua carreira como recitalista e logo em 1956 torna-se solista frente à OSB (Rio de Janeiro) sob a regência de Eleazar de Carvalho. Completa seus estudos com Magda Tagliaferro (Paris e Salzburg, 1958), Moises Makaroff (Buenos Aires, 1961), Sequeira Costa (Lisboa, 1964), Helena Costa (Porto 1965), Karl Engel (Hannover, 1966-1968) e Conrad Hansen (Hamburgo, 1968-1970). Em 1970 recebeu o Prêmio Beethoven em Portugal. Entre 1970 e 1984 foi professor do Departamento de Música da ECA-USP. Em 1981 se transfere para os Estados Unidos a fim de realizar seu doutorado em Música pela Universidade Católica da América, grau que obtém em 1984, mesmo ano no qual se torna Professor Visitante da Universidade Cristã do Texas (1984-1990) e, posteriormente, da Lübeck Hochschule (1990). Em 1986 inicia sua atuação como Professor da Universidade do Estado do Arizona, cargo que ocupa até os dias atuais. Dentre os prêmios que recebeu, destaca-se o Prêmio Eldorado de Música. Desde 1990 é um artista Steinway, além de ter sido condecorado com o título de Comendador da Ordem do Ipiranga pelo Governo do Estado de São Paulo (1981). Destaca-se o espírito de inovação e a internacionalização em sua intensa produção, como solista em concertos sinfônicos e música de câmara, abrangendo tanto os clássicos da literatura universal, como também várias estreias de compositores contemporâneos, tanto brasileiros como de outros países.

Rubens Russomanno Ricciardi (maestro)

Professor titular do Departamento de Música da FFCLRP-USP, Rubens Russomanno Ricciardi é compositor, maestro, pianista e musicólogo. Graduado (Licenciatura em Música) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e com especialização (Musicologia) pela Universidade Humboldt de Berlim, sua carreira acadêmica contempla Mestrado (dissertação sobre Hanns Eisler), Doutorado (tese sobre Manuel Dias de Oliveira), Livre-docência (tese em Poética Musical) e Concurso para Professor Titular (performance em regência/piano) pela ECA-USP. Suas linhas de pesquisa são Filosofia da Música e Música Brasileira: história, interpretação-performance, processos composicionais e editoriais. Fundador do Curso de Música pela USP em Ribeirão Preto, com seu bacharelado pioneiro em Viola Caipira, é ainda fundador e diretor artístico do Ensemble Mentemanuque (grupo dedicado à música contemporânea) e da USP-Filarmônica (orquestra acadêmica composta por alunos bolsistas da USP). É também, pela USP, professor responsável pelo Festival Música Nova Gilberto Mendes, coordenador e fundador do Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música (NAP-CIPEM), do Centro de Memória das Artes, do Projeto USP-Música-Criança e das séries Concertos USP/São Carlos e Concertos USP/Theatro Pedro II, respectivamente nas cidades de São Carlos e Ribeirão Preto. Sua obra sinfônica Candelárias foi premiada no México. Tem artigos e capítulos de livros publicados no Brasil, em Portugal e na Alemanha. Suas composições de câmara e sinfônicas têm sido apresentadas em centros musicais no Brasil, na América do Norte (Canadá, EUA e México) e na Europa (Espanha, Suíça, Itália e Alemanha). É parecerista da FAPESP e da Revista da Tulha.

Ingressos:
– Para aqueles que possuem vínculo com a USP:
Preencher o formulário para participar do sorteio de ingressos até dia 26/05.

– Para aqueles que não possuem vínculo com a USP:
A distribuição será no próprio Teatro Municipal no dia do Concerto, 29/05, a partir das 19 horas. Como os ingressos são muito disputados, recomendamos chegar com antecedência no local.

Atenção:
– Serão permitidos apenas 2 (dois) ingressos por pessoa.
– No dia do concerto, chegue com antecedência pois os ingressos perdem a validade às 20h15. Evite constrangimentos estando presente no Teatro Municipal antes deste horário.
– Aqueles que já possuírem ingresso em mãos não precisam entrar na fila de espera do Teatro, exceto se o ingresso já estiver expirado.

*Esta proposta de distribuição de convites foi implantada devido ao grande número de interessados pelos Concertos USP. Temos em média 1.500 interessados para apenas 400 lugares disponíveis no Teatro Municipal.

Realização:
Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitárias – Campus de São Carlos da USP
Centro Cultural da Prefeitura do Campus USP de São Carlos
Instituto de Química de São Carlos – 25 anos

Apoio:
Prefeitura Municipal de São Carlos
Teatro Municipal de São Carlos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *