Menos de 0,5% dos brasileiros investem na Bolsa de Valores, entenda a oportunidade.

Estima-se que durante o mês de maio, a bolsa de valores brasileira registre a marca de 1 milhão de cpf’s cadastrados. Um número que em um primeiro momento impressiona, mas se analisado mais de perto, reflete nossa completa falta de educação financeira.

Sabemos que entre nossos hábitos mais comuns, estão o de rodar alguns quilômetros a mais, para encontrar gasolina com melhor preço (mesmo que a diferença seja de apenas alguns centavos) ou ainda, cruzar a cidade para aproveitar uma promoção de cerveja.

Mas dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais – ANBIMA – revelam que quando o assunto é cuidar do próprio patrimônio, o brasileiro não pensa duas vezes antes de jogar dinheiro pelo ralo.

Segundo o levantamento, apenas 33% dos brasileiros conseguiram guardar um dinheirinho em 2018 e destes, somente 48% aplicaram em produtos financeiros.

A verdade e muitos brasileiros ainda têm dificuldades de entender o conceito da palavra investimento.

Fonte dos dados: AMBIMA – Raio-x do investidor

Como se pode perceber, para muitos brasileiros, o conceito de investimento está atrelado à compra de carros, motos, imóveis ou ainda pagamento de dívidas e reformas, nos fazendo voltar ao problema relatado no primeiro parágrafo: a falta de educação financeira.
Os reflexos de falta de informação são facilmente identificados em outros dados da mesma pesquisa: Dentre os 33% que conseguiram guardar algum dinheiro e dos 48% que aplicaram em algum ativo financeiro, 88% aplica seu dinheiro em caderneta de poupança.

Traduzindo em números, este percentual representa algo em torno de 62 milhões de brasileiros.

O que isso quer dizer

Atualmente, o rendimento da caderneta de poupança é de 4,5% ao ano, mas é preciso levar em consideração a inflação do período. A projeção do IPCA (principal índice que mede a inflação no Brasil) feita pelo Banco Central, é de uma inflação na casa dos 4% para os 12 meses de 2019.

Ou seja, descontada a inflação, o “investimento” em caderneta de poupança rende míseros 0,5% ao ano, o que no fim das contas, faz quase o mesmo sentido que chamar uma compra de automóvel de investimento.

Os grandes vilões

Agora que sabemos que 9 em cada 10 investidores, aloca seus recursos em um ativo que mal supera a inflação, precisamos verificar qual a razão que explica este comportamento.

Ocorre que o mercado de investimentos no Brasil é dominado pelos bancos, mais precisamente 5 deles: Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco.

Juntos, os 5 bancos detém aproximadamente 80% do mercado, o que significa que a cada R$10,00 movimentados em nossa economia, R$8,00 deles passam nas mãos destas 5 instituições, o que nos leva a uma das maiores concentrações bancárias do mundo.

Cerca de 90% dos investimentos são feitos através dos grandes bancos e todos sabemos quais são as indicações de investimentos feitas pelos nossos gerentes: Poupança, Previdência Privada e Títulos de Capitalização.

Logo, é praticamente impossível que ocorra uma transformação deste cenário caótico, sem investimentos em educação e planejamento financeiro e principalmente, na desbancarização.

A diferença, na prática

Agora faremos um exercício para lhe mostrar as consequências que estes péssimos hábitos brasileiros proporcionam diretamente onde mais dói: No bolso.

Ainda que a mentalidade brasileira não seja de longo prazo, o estudo da Anbima revelou que o tempo médio que os investidores brasileiros deixam seu dinheiro na caderneta de poupança é de 9 anos. No entanto, usarei um período de 10 anos, para deixar o cálculo mais fácil de entender.

Se você não está familiarizado com estas siglas, aí vai uma breve explicação:

Ibov: Índice Bovespa (Ibovespa) é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações das ações negociadas na bolsa brasileira. É formado pelas ações com maior volume negociado nos últimos meses.

CDI: O CDI funciona assim: por regra do Banco Central, os bancos precisam “fechar” o dia com saldo positivo no caixa, mas se em um dia eles tiverem saques acima do previsto e que superem os depósitos podem acabar fechando o dia negativo, e para isso pegam dinheiro emprestado.

Este dinheiro é “pego” emprestado através de um certificado de depósito interbancário. E é justamente a taxa média dos CDIs de um dia que acabou virando padrão para o custo do dinheiro em todos os tipos de empréstimos. E é por isso que você vai ver a maior parte dos investimentos rendendo um percentual dele – Ex: 110% do CDI.

Logo, enquanto o IBOV é o principal índice da bolsa, o CDI é o seu correspondente quando falamos em renda fixa, ou seja, um bom investimento deve, no mínimo, pagar 100% do CDI.

No caso da já citada caderneta de poupança, sua rentabilidade é fixada pelo governo para não exceder 70% do CDI.

Como investir no mercado de ações

No mercado financeiro é muito comum associarmos o hábito brasileiro de investir em poupança com a do seu perfil de investidor. Muitos classificam nosso perfil como conservador, em virtude da escolha por ativos alocados em bancos, quando na verdade isto é apenas um reflexo da nossa falta de conhecimento.

Atualmente a Selic, nossa taxa básica de juros, encontra-se em seu menor patamar histórico: 6,5% ao ano, ou seja, os rendimentos em renda fixa em sua grande maioria, não pagarão mais os tradicionais 1% ao mês como era comum até bem pouco tempo.

Estão previstos novos cortes em nossa taxa de juros, a medida que a economia do pais comece a crescer, o que deixará o cenário ainda mais preocupante.

O primeiro passo é conhecer como funciona este mercado, como diversificar seus investimentos em ativos de diferentes segmentos e claro, conversar com um assessor de investimentos, um profissional especialista e com certificação para atuar no mercado de investimentos, para saber se os investimentos em ações fazem parte de ativos que correspondem ao seu perfil de investidor.

Aqui na EuqueroInvestir, nós oferecemos assessoria gratuita, através da XP Investimentos, a maior corretora de investimentos da América Latina, que trabalha com taxa zero para abertura de sua conta.

Agende uma conversa sem compromisso com um de nossos assessores e conheça mais detalhes sobre esta modalidade de investimentos que será o caminho lógico a seguir nos próximos anos. Acredite: não há nenhuma razão para que você não comece a investir em ações ainda este ano.

Preencha os dados abaixo e agende uma conversa conosco, aprenda a investir de um jeito que você nunca viu e conte com todos os benefícios dos investimentos feitos através de corretoras de valores: atendimento próximo, gratuito e do seu jeito.

Como investir no mercado de ações

No mercado financeiro é muito comum associarmos o hábito brasileiro de investir em poupança com a do seu perfil de investidor. Muitos classificam nosso perfil como conservador, em virtude da escolha por ativos alocados em bancos, quando na verdade isto é apenas um reflexo da nossa falta de conhecimento.

Atualmente a Selic, nossa taxa básica de juros, encontra-se em seu menor patamar histórico: 6,5% ao ano, ou seja, os rendimentos em renda fixa em sua grande maioria, não pagarão mais os tradicionais 1% ao mês como era comum até bem pouco tempo.

Estão previstos novos cortes em nossa taxa de juros, a medida que a economia do pais comece a crescer, o que deixará o cenário ainda mais preocupante.

O primeiro passo é conhecer como funciona este mercado, como diversificar seus investimentos em ativos de diferentes segmentos e claro, conversar com um assessor de investimentos, um profissional especialista e com certificação para atuar no mercado de investimentos, para saber se os investimentos em ações fazem parte de ativos que correspondem ao seu perfil de investidor e aplicar isso num plano de investimentos alinhado ao seu perfil e objetivos..

Eu posso indicar a EQI Investimentos, uma assessoria que conheço de perto, que tem por trás toda a confiança e estabilidade da XP Investimentos, a maior corretora de investimentos da América Latina.

Preencha os dados ao lado e agende uma conversa com um assessor, monte um plano de investimentos de um jeito que você nunca viu, depois de ter o plano em mãos, você decide se quer ou não ter todos os benefícios das corretoras de valores: atendimento próximo, gratuito e do seu jeito.

  • Assessoria de Investimentos com a qualidade da XP Investimentos;
  • 3º Maior escritório de assessoria da XP Investimentos;
  • Mais de 4 BILHÕES sob assessoria de 17 mil clientes.

5 comentários em “Menos de 0,5% dos brasileiros investem na Bolsa de Valores, entenda a oportunidade.

  • 1 de agosto de 2019 em 03:10
    Permalink

    Wow, fantastic weblog format! How long have you been blogging for? you made blogging glance easy. The total glance of your site is excellent, as neatly as the content!

    Resposta
  • 5 de outubro de 2019 em 10:49
    Permalink

    (Fox Communication) – Blood affliction readings come into four heterogeneous categories, ranging from healthy to echelon 4 high blood vexation (hypertension). The true of your blood weight determines what big-hearted of treatment you may need. To respite c start an error-free blood albatross measurement, your doctor should judge your readings based on the typically of two or more blood load readings at three or more corporation visits. Here’s a look at the four blood tension categories and what they technique for you. If your systolic and diastolic readings fall into two other categories, your counterbalance blood pressure ranking is the higher category. Fitting for prototype, buy viagra online, if your blood straits reading is 125/85 millimeters of mercury (mm Hg), you have stage 1 hypertension.
    September 23, 2019 14:25

    Resposta
  • 7 de janeiro de 2020 em 20:08
    Permalink

    I’ve been exploring for a little for any high-quality articles or blog posts on this sort of area . Exploring in Yahoo I at last stumbled upon this site. Reading this information So i am happy to convey that I’ve an incredibly good uncanny feeling I discovered exactly what I needed. I most certainly will make sure to do not forget this site and give it a glance on a constant basis.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *