Inflação de julho é a menor para o mês em cinco anos, diz IBGE

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo IPCA ficou em 0,19% em julho, segundo anúncio divulgação feita nesta quinta-feira pelo  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mês anterior, havia ficado em 0,01%. 

A taxa de julho é a menor para um mês de julho desde 2014, apesar de ter sido pressionado pela alta de 4,48% na conta de luz, que teve mudança na bandeira tarifária, de verde para amarela, segundo o instituto. O IBGE destaca ainda o reajuste da tarifa em São Paulo, que tem um peso grande no índice.

Se não fosse a energia elétrica, segundo destaca o IBGE no material de divulgação do índice, o IPCA de julho teria ficado muito próximo da estabilidade, já que os preços de grupos importantes como alimentação, transportes e saúde e cuidados pessoais ficaram estáveis ou caíram. 

No ano, o IPCA acumula alta de 2,42% e, nos últimos 12 meses, de 3,22%, se mantendo abaixo da meta de 4,25% definida para 2019.

Os economistas do mercado ouvidos pelo Boletim Focus, do Banco Central, esperam que o índice oficial de preços registre uma alta de 3,80% em 2019. A projeção para 2020 é de 3,90%. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *