SEMINÁRIO SOBRE ALZHEIMER ABRE MÊS PARA CONSCIENTIZAÇÃO DA DOENÇA EM SÃO CARLOS

50 milhões de pessoas no mundo vivem com algum tipo de demência. Os dados são da Associação Internacional de Alzheimer que também diz que a maior parte dos casos é da doença de Alzheimer. Com números tão expressivos, a doença ganhou destaque em São Carlos e terá um mês inteiro dedicado a ela.

Uma lei do vereador Marquinho Amaral instituiu setembro como “Mês Municipal para Conscientização e Apoio aos Portadores das Doenças de Alzheimer e outras Demências”.  “Fui procurado pela coordenadora da ABRAz (Associação Brasileira de Alzheimer-Sub-regional São Carlos) que apontou o aumento das doenças relacionadas a demência, especialmente o Alzheimer. O trabalho de conscientização da Associação é bastante efetivo e resolvemos propor a Lei para ampliar a informações sobre essas doenças. Acredito que estamos colaborando na conscientização das pessoas, principalmente, ao propor ações de como ajudar quem tem e cuidar de pessoas com demência”, contou o vereador Marquinho Amaral. 

Durante o mês serão realizadas atividades com o objetivo de ampliar as informações e orientações sobre o Alzheimer. A primeira atividade será o “I Seminário de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer”, no dia 14, sábado, das 9h às 11h30, no Paço Municipal. “Setembro é o mês mundial da conscientização da doença de Alzheimer e São Carlos incluiu no calendário do município essa ação de conscientização”. O Seminário irá abordar vários temas e é importante que as pessoas participem e conheçam os primeiros sinais e sintomas. Conheçam o tratamento e percebam que dá para melhorar a qualidade de vida tanto para esse idoso, portador da doença, como de seu cuidador ou seu familiar, explicou Ana Claudia Trombella Barros, terapeuta ocupacional, coordenadora da ABRAz – Associação Brasileira de Alzheimer-Sub-regional São Carlos.

Alzheimer– A Doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, progressiva e irreversível, caracterizada por alterações cognitivas e comportamentais. Como sintoma inicial observa-se o declínio da memória, sobretudo para fatos recentes e desorientação espacial. As manifestações da doença ocorrem de maneira insidiosa, com piora lentamente progressiva.

Com a evolução do quadro, surgem alterações de linguagem, distúrbios de planejamento e prejuízos em outras funções cognitivas, tais como, julgamento, cálculo, raciocínio abstrato e habilidades visuoespaciais. Alterações no comportamento ou na personalidade também são observadas como agitação, irritação, apatia, desinteresse, isolamento social, desinibição e agressividade.

Confira a programação:

Novas Conquistas na área do Alzheimer – Ana Claudia T. Barros, Terapeuta Ocupacional – Abraz Sub-regional São Carlos;

ADoença de Alzheimer no Brasil e no mundo, Dr. Gustavo M. Munno, Médico Clínico Geral;

A vivência cotidiana do Alzheimer: aspectos psiquiátricos,Dr. Pietro De Santis, Médico Psicogeriatra;

Sobrecarga do cuidador: Cuidando de quem cuida,Profa. Dra. Aline Gratão, DGero/UFSCar;

Ao som do bolero Quizás, Idosos do Centro de Referência do Idoso “Vera Lúcia Pilla”;

Novas perspectivas para a Atenção ao idoso com Demência no município,Marcos Palermo, Secretário de Saúde;

Direitos e Deveres da pessoa com Demência e de seu familiar, Dr. Paulo César Scanavez, Juiz de Direito de São Carlos.

Serviço

Dia: 14/09/2019

Horário: 9h às 11h30

Local: Paço Municipal de São Carlos

Rua Episcopal, 1575, Centro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *