BC avalia mudar parcelamento no cartão de crédito

Depois de travar os juros do cheque especial em 8% ao mês (o equivalente a 150% ao ano), a equipe econômica mira agora as operações com cartão de crédito. Uma das distorções apontadas pelo Banco Central (BC) – e que o governo quer atacar – é a possibilidade de parcelar as compras no cartão de crédito sem juros. Segundo apurou o Estado, uma das medidas em análise é restringir o parcelamento nesse tipo de operação.

Na prática, o parcelamento sem juros acaba funcionando como uma forma de crédito. “Alguém paga essa conta”, disse ao Estado uma fonte da equipe econômica que acompanha os estudos para um novo desenho para o produto.

O governo já fez mudanças na regulação do cartão, mas não está satisfeito com os juros cobrados nessa linha de crédito, que chegaram a 317,22% ao ano em outubro passado, de acordo com dados do Banco Central.

A alteração das regras, no entanto, deve demorar um pouco mais pela “complexidade” de funcionamento desse tipo de meio de pagamento. Para vender parcelado aos seus clientes sem juros, os lojistas pagam uma taxa mais alta para o emissor do cartão. O emissor garante esse pagamento, mesmo se o cliente não quitar a fatura. Quanto maior o prazo, maior o risco do emissor – que depois é transferido para a taxa de juros. Em 2018, os lojistas concederam R$ 400 bilhões em crédito parcelado sem juros.

O governo fez no ano passado uma intervenção na regulação do mercado de cartões, mas os resultados desagradaram. Após cair com o anúncio das mudanças pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), em abril do ano passado, os juros do rotativo do cartão voltaram a subir.

Em 2019, os juros médios do rotativo deram um pulo de 31,8 pontos porcentuais em apenas dez meses. O crédito rotativo do cartão de crédito pode ser acionado por quem não pode pagar o valor total da sua fatura na data do vencimento, mas não quer ficar inadimplente. Para usar o crédito rotativo, o consumidor paga qualquer valor entre o mínimo e total da fatura. O restante é automaticamente financiado e lançado no mês seguinte, com juros.

Em entrevista publicada na segunda-feira pelo Estado, o diretor de Organização do Sistema Financeiro e de resolução do BC, João Manoel Pinho de Mello, já havia sinalizado que o governo estava desconfortável com o nível de spread das operações com cartão de crédito. O spread bancário é a diferença entre o custo de captação dos bancos e a taxa cobrada dos clientes.

“Já foi feita uma intervenção grande no cartão de crédito. Já caiu bastante. Está num nível confortável? Não”, afirmou Pinho de Mello na entrevista.

Segundo ele, o BC estava esperando para ver todos os efeitos das mudanças. “Competição é sempre a primeira aposta para reduzir o spread. Tem algumas circunstâncias em que competição não entrega todos os benefícios. Quando ela não entrega, justifica intervenções”, antecipou Mello na entrevista, antes do anúncio da fixação de um teto de 8% para os juros do cheque especial.

Senadores

Como mostrou o Estado, um grupo de senadores estuda patrocinar uma proposta legislativa para limitar os juros bancários nas operações de crédito no País. A avaliação de parlamentares é de que os juros no rotativo do cartão de crédito e no cheque especial precisam de um limite para que sejam reduzidos na ponta.

O líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM), montou uma equipe com especialistas para formular uma proposta nesse sentido. Essa pressão levou o governo a se antecipar e travar os juros do cheque especial, permitindo aos bancos cobrar tarifa pelo uso do produto.

19 comentários em “BC avalia mudar parcelamento no cartão de crédito

  • 2 de dezembro de 2019 em 11:05
    Permalink

    Greate article. Keep posting such kind of info on your page.
    Im really impressed by your blog.
    Hi there, You’ve done a great job. I will certainly digg it and in my opinion suggest
    to my friends. I’m sure they’ll be benefited from this website.

    Resposta
  • 23 de dezembro de 2019 em 22:22
    Permalink

    Right here is the perfect website for anyone who would like to understand this topic.
    You realize so much its almost tough to argue with you (not that I
    actually would want to…HaHa). You certainly put a fresh spin on a subject which has been written about for a long time.
    Excellent stuff, just wonderful!

    Resposta
  • 24 de dezembro de 2019 em 03:38
    Permalink

    Greetings! Very useful advice in this particular article!

    It’s the little changes which will make the most important changes.
    Many thanks for sharing!

    Resposta
  • 24 de dezembro de 2019 em 03:39
    Permalink

    Greetings! Very useful advice in this particular article!

    It’s the little changes which will make the most important changes.
    Many thanks for sharing!

    Resposta
  • 24 de dezembro de 2019 em 03:41
    Permalink

    Greetings! Very useful advice in this particular article!

    It’s the little changes which will make the most important changes.
    Many thanks for sharing!

    Resposta
  • 16 de janeiro de 2020 em 19:12
    Permalink

    Vipro Lifescience Tadalafil Ckuk Kamagra shipped ups on line isotretinoin 10mg in usa Cialis Taking Amoxicillin With Yogurt

    Resposta
  • 10 de abril de 2020 em 04:53
    Permalink

    Wow! This could be one particular of the most beneficial blogs We have ever arrive across on this subject. Basically Wonderful. I am also an expert in this topic therefore I can understand your effort.

    Resposta
  • 12 de abril de 2020 em 08:45
    Permalink

    incrível este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

    Resposta
  • 13 de abril de 2020 em 16:43
    Permalink

    whoah this weblog is great i really like reading your posts. Keep up the good paintings! You know, lots of individuals are looking round for this information, you can aid them greatly.

    Resposta
  • 25 de abril de 2020 em 22:50
    Permalink

    Great blog! Do you have any helpful hints for aspiring writers? I’m planning to start my own site soon but I’m a little lost on everything. Would you propose starting with a free platform like WordPress or go for a paid option? There are so many options out there that I’m completely overwhelmed .. Any ideas? Kudos!

    Resposta
  • 30 de abril de 2020 em 02:42
    Permalink

    Adorei este site. Para saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivas. Tudo que você precisa saber está está lá.

    Resposta
  • 3 de maio de 2020 em 07:22
    Permalink

    “Great article and right to the point. I don’t know if this is in fact the best place to ask but do you folks have any thoughts on where to get some professional writers? Thank you ??”

    Resposta
  • 10 de maio de 2020 em 00:26
    Permalink

    I will right away take hold of your rss feed as I can not in finding your e-mail subscription hyperlink or newsletter service. Do you have any? Please allow me realize in order that I could subscribe. Thanks.

    Resposta
  • 17 de maio de 2020 em 20:44
    Permalink

    hello!,I like your writing so so much! percentage we be in contact extra about your post on AOL? I need an expert in this area to resolve my problem. Maybe that is you! Taking a look forward to peer you.

    Resposta
  • 20 de maio de 2020 em 19:19
    Permalink

    There is noticeably a bundle to know about this. I assume you made certain nice points in features also.

    Resposta
  • 26 de maio de 2020 em 07:56
    Permalink

    “Doskonały post, generalnie masz racje, choć w kilku aspektach bym polemizowała.Na pewno Twój blog zasługuje na szacunek.Myślę, że tu jeszcze wpadnę.”

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *