Conheça Danilo Gomes, a surpresa das categorias de base na reapresentação do São Paulo

Uma das maiores surpresas do São Paulo na reapresentação para a pré-temporada não foi nenhuma estrela ou astro do futebol mundial. Mas sim um garoto de Buritirana, no Tocantins.

Danilo Gomes, aos 20 anos, foi chamado por Fernando Diniz para fazer parte do elenco do Tricolor neste início de 2020. Um dos jogadores com mais tempo no clube – chegou ao São Paulo em 2013 –, o atacante terá que mostrar sua capacidade para permanecer no plantel do treinador.

Com contrato até abril deste ano, Danilo Gomes iniciou sua trajetória no São Paulo aos 14 anos de idade. Mas a história podia ser bem diferente e com a camisa de um rival.

Aos 12, o atacante foi levado ao Santos e aprovado nos testes. No entanto, ele não pôde ficar alojado por não ter a idade adequada. Danilo então retornou ao Tocantins e, aos 13 anos, fez uma avaliação no Brasilis, equipe de Águas de Lindóia, interior de São Paulo, e foi aprovado.

Com apenas 30 dias no clube, ele ganhou uma oportunidade de tentar uma vaga no São Paulo e, mais uma vez, foi escolhido para permanecer.

De lá para cá, Danilo Gomes acumulou diversos títulos com a camisa do São Paulo.

Veja abaixo as 12 taças conquistadas:

  • 2019 – Copa São Paulo de Futebol Jr.;
  • 2018 – Copa do Brasil sub-20, Supercopa do Brasil sub-20 e Campeonato Brasileiro de Aspirantes;
  • 2017 – Aspires Tri-Series sub-20, Copa Ouro da APF sub-20 e Future Cup sub-20;
  • 2016 – Campeonato Paulista sub-17 e Taça Belo Horizonte;
  • 2015 – Campeonato Paulista sub-17;
  • 2014 – Campeonato Paulista sub-15 e Copa Brasil sub-15 Votorantim

Em 2019, o atacante começou a ter as suas primeiras oportunidades de treinar com os profissionais. Tanto Cuca quanto Fernando Diniz têm o costume de promover jogos-treino do time principal contra os garotos da base. Danilo Gomes começou a se destacar nas atividades.

Danilo Gomes é uma das surpresas da base do São Paulo — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Danilo Gomes é uma das surpresas da base do São Paulo — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

A chance de mostrar os bons momentos de treinamentos, então, apareceu no fim do ano passado. Na última rodada do Campeonato Brasileiro, Fernando Diniz decidiu levar a Alagoas, no duelo contra o CSA, uma delegação praticamente inteira de jogadores revelados pelas categorias de base.

Danilo Gomes começou no banco de reservas, mas aos 35 minutos do segundo tempo entrou no lugar de Toró. O atacante não teve muito tempo e pouco fez na partida, mas após a vitória por 2 a 1 foi um dos mais empolgados do elenco, conforme mostrou a “SPFCtv”, em vídeo divulgado dos bastidores do jogo.

– Foi maravilhoso, passou um filme na minha cabeça. São sete anos no São Paulo esperando tanto por esse momento. Estou feliz pela minha estreia e hoje vai ser um dia que eu não vou esquecer nunca mais – afirmou o jogador após o duelo.

No primeiro treino aberto da pré-temporada, na última quinta-feira, Danilo Gomes teve boa participação e quase fez um golaço de voleio. A bola, no entanto, subiu demais e passou perto da meta de Tiago Volpi.

Nesta semana, representantes do atleta e a diretoria do São Paulo iniciaram as conversas para a renovação do contrato. A pré-temporada pode ser fundamental para que o novo vínculo seja concretizado.

Danilo Gomes tem forte concorrência no ataque. O Tricolor conta com Pablo, Toró, Alexandre Pato, Helinho, Antony, Brenner, Fabinho e Rojas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *