Nadador paralímpico conta sua história de superação

Superar limites e vencer barreiras. Este tem sido o lema do atleta paraolímpico Henrique Gurgel. Devido um acidente ocorrido há mais de 10 anos, Gurgel aprendeu, ao longo dos anos, a enfrentar seus medos e seguir em frente. E foi no esporte que ele descobriu sua fonte de motivação.

O interesse pela natação profissional surgiu quando Henrique estava na reabilitação. Além disso, ele encontrou na Universidade de Fortaleza apoio para continuar seu processo de recuperação e, após alguns meses, ele já estava treinando profissionalmente na Unifor. “Procurei a Universidade devido aos seus projetos de responsabilidade e inclusão social. Depois que comecei a praticar na Unifor, meu sentimento de ligação com a água só aumentou. Eu vi a evolução que o esporte estava me proporcionando e passei a me interessar verdadeiramente pela natação”, relata.

O atleta possui mais de seis anos de competições e viagens carimbadas em seu passaporte. Henrique passou por diversos campeonatos. “Participei de muitas competições importantes, com a da Argentina em 2015. Sempre faço essa troca de experiências com os atletas de lá”. Mas Henrique não para por aí. Além da natação, o esportista também pratica levantamento de peso olímpico.

Para ser atleta, é preciso ter uma certa predisposição. Após fazer alguns exames clínicos, Henrique descobriu que seu esporte ideal seria algo que envolvesse atividades de alta precisão, como levantar pesos, por exemplo. “Essa foi outra modalidade que descobri com o tempo. Em dois anos tive um ganho extremamente significativo a nível de ranking brasileiro. Hoje eu estou entre os seis melhores do Brasil”, revela.

Com brilho nos olhos, Henrique ressalta a necessidade de se desafiar sempre. “Teste sempre seus limites. Sabendo até onde você pode ir, você não vai encontrar limites para viver o dia seguinte. De pouquinho em pouquinho você vai descobrindo que não existe nada que lhe impeça de fazer o que você deseja. Testar limites é ter a surpresa de saber que você é capaz de ganhar o mundo”, incentiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *