Pesquisadores revelam técnica inovadora na computação quântica

A IBM Research revelou uma técnica inovadora de nanotecnologia, que permite aos pesquisadores posicionar átomos individuais e controlar suas propriedades quânticas. Este poderia ser um momento decisivo no desenvolvimento de computadores quânticos.

Computadores binários – como o que você está usando para ler esta reportagem – compreendem apenas zeros e uns. Eles funcionam como um interruptor de luz, estão ligados ou desligados. Computadores quânticos têm uma terceira opção. Eles podem ser ligados e desligados ao mesmo tempo. Isto acontece devido a uma propriedade quântica chamada “superposição”.

Computadores quânticos possuem uma capacidade de processamento extremamente maior que os comuns, podendo ajudar, por exemplo, em campos da inteligência artificial. A técnica dos pesquisadores, portanto, mostra uma evolução dos estudos na área, que nos deixa mais próximos de ter um computador inteiramente quântico funcionando na vida real. Entenda mais sobre o que é computação quântica aqui.

A técnica desenvolvida por eles baseia-se na utilização de um Microscópio de Túnel de Varredura (STM) com um instrumento semelhante a uma agulha para encontrar os átomos e empurrá-los. “Como um imã na geladeira, cada átomo de titânio possui um polo magnético norte e sul. As duas orientações magnéticas definem o “0” ou “1” de um qubit. Colocamos o átomo de titânio em uma superfície especialmente escolhida, uma camada ultrafina de óxido de magnésio, para proteger seu magnetismo e mostrar sua personalidade quântica”, diz a IBM.

Aparentemente, eles estão cheios de personalidade. Os pesquisadores usaram explosões de microondas para organizar, ordenar e direcionar os átomos. As explosões emanaram da ponta do STM e forçaram os átomos a girar de um jeito ou de outro. Através dessa técnica, os estudiosos conseguiram simular com sucesso o emaranhamento quântico, criando um qubit.

Se essa técnica é tudo o que é necessário, poderíamos estar olhando para uma abordagem totalmente nova para solucionar problemas de computação quântica.

3 comentários em “Pesquisadores revelam técnica inovadora na computação quântica

• 14 de fevereiro de 2020 em 07:07
    Permalink

Hey just wanted to give you a quick heads up. The words in your post seem to be running off the screen in Safari. I’m not sure if this is a format issue or something to do with web browser compatibility but I figured I’d post to let you know. The layout look great though! Hope you get the issue fixed soon. Cheers

• 20 de fevereiro de 2020 em 02:05
    Permalink

A lot of the things you articulate is supprisingly legitimate and that makes me wonder the reason why I had not looked at this with this light previously. This piece truly did turn the light on for me as far as this particular issue goes. Nevertheless there is one particular point I am not necessarily too comfortable with so while I make an effort to reconcile that with the core idea of your position, permit me observe exactly what all the rest of your visitors have to point out.Very well done.

• 20 de fevereiro de 2020 em 02:11
    Permalink

I have been absent for some time, but now I remember why I used to love this site. Thanks, I?¦ll try and check back more often. How frequently you update your site?